Projeto Hidrossanitário: O que é e a importância da sua realização

Entenda a importância da elaboração do projeto hidrossanitário do prédio de sua casa ou empreendimento.

 

 

Imagem: Acervo EJESAM – Representação de projeto já realizado.

 

O Projeto

O Hidrossanitário consiste na elaboração e detalhamento dos sistemas hidráulico, sanitário e águas pluviais. Engloba toda a distribuição de água fria, água quente (se houver), esgoto e águas pluviais e garante que a água chegue com a pressão e quantidade corretas nas peças de utilização do seu imóvel (torneiras, chuveiro por exemplo). Além disso, projeta-se corretamente a destinação do esgoto na rede coletora da Companhia responsável pelo saneamento da sua região.

Ele é feito a partir das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e das plantas arquitetônicas do imóvel.

Projeto complementar

Como em todos os imóveis, além do projeto arquitetônico, é imprescindível a elaboração dos projetos complementares, que vão desde o projeto estrutural ao elétrico, e o hidrossanitário não é diferente. Portanto, pode ser elaborado para imóveis já existentes, mas é recomendado que se faça sua realização desde o processo de construção do imóvel para garantir a plena compatibilidade com a arquitetura, estrutura e outras funcionalidades que podem estar envolvidas.

A importância legal

A exemplo de Florianópolis, no Artigo 30° da Lei Complementar Nº 239/2006 que institui o código de vigilância em saúde, diz que qualquer obra de construção reconstrução, adaptação, reforma ou ampliação de edificação destinada à habitação, ou parte desta, ou outras edificações de qualquer natureza, tipo ou finalidade só poderão iniciar as atividades mediante a aprovação do projeto Hidrossanitário pela autoridade de saúde municipal.

Projeto Hidráulico

Contém o dimensionamento e localização dos componentes hidráulicos e tubulações do imóvel desde a entrada de água (hidrômetro e registro), armazenamento superior até a chegada nos componentes de saída (louças sanitárias, torneiras e chuveiro por exemplo). Para o detalhamento das plantas, utiliza-se software de desenho técnico auxiliado por computador (CAD).

Projeto Sanitário

Consiste no dimensionamento, detalhamento e localização em plantas, que determinam o caminho correto dos efluentes domésticos para a rede coletora de esgoto da sua rua, ou se não houver rede coletora, para o sistema individual de tratamento de efluentes (fossa e filtro).

 Sistema Pluvial

Esse sistema garante que águas pluviais sejam destinadas corretamente para a rede de drenagem urbana. Além disso, pode-se projetar o armazenamento da água da chuva para utilização de fins não potáveis (lavação de calçada, descargas, irrigação de jardim e lavagem de carros como exemplo).

Também há a possibilidade de usar para outros fins como lavagem de roupas, necessitando a inclusão de um sistema de tratamento de água diferente adequado para os requisitos da utilização.

O que a falta do projeto Hidrossanitário pode trazer?

  • Prejuízos com problemas nas instalações referente a contas de água.
  • Pressão e vazão insuficientes para uso, o que gera desconforto e transtornos.
  • Retorno dos efluentes nos encanamentos causando mau cheiro pela falta da rede de ventilação.
  • Obstruções em tubulações de esgoto, podendo gerar gastos altíssimos para desobstrução.
  • Vazamentos causados pela má projeção ou instalação. Além disso, a utilização de materiais com pouca qualidade pode causar muitos problemas.

Contratar especialistas faz a diferença! E pode evitar dores de cabeça

A EJESAM possui equipe altamente capacitada, tendo mais de 20 engenheiros formados nas melhores universidades do país para a elaboração do seu projeto. Reforçamos a importância da elaboração por uma equipe técnica especializada, garantindo o bom funcionamento de todos os âmbitos do projeto e evitando dores de cabeça com o seu imóvel. Há mais de 28 anos entregamos projetos com alta média de satisfação para nossos clientes.

Autoria: Luiz Eduardo Matos – Marketing EJESAM

 

× Como podemos te ajudar?