Sistema de Captação de Água da Chuva

Conheça essa fonte alternativa de água que tem se tornado cada vez mais necessária como fonte de preservação e economia 

Em tempos em que a escassez hídrica e a alta na fatura das contas de água são cada vez mais uma realidade, o racionamento e consequentemente a necessidade de utilização de fontes alternativas de água estão ficando mais presentes em nosso cotidiano. Dentre essas fontes, destaca-se o sistema de aproveitamento da água da chuva, por se apresentar como uma solução mais simples, eficiente, sustentável, pois poupa recursos naturais, e ainda contribui para minimizar problemas como enchentes.

O que é o projeto?

A ideia principal do projeto é captar a água proveniente das chuvas através de um sistema de calhas instaladas nos telhados que direciona a água para um reservatório, chamado de cisterna, para que possa ser utilizada imediatamente e/ou guardada e destinada para fins não potáveis. 

A norma técnica que fornece os requisitos para realizar o projeto e que trata sobre o aproveitamento de água pluvial no país é a ABNT NBR 15527 – Água de Chuva. Segundo essa norma, a realização do projeto do sistema de coleta de água de chuva deve levar em consideração um estudo das precipitações da região onde ele será realizado, e nesse estudo deve constar o alcance do projeto, a população que utiliza a água da chuva e a demanda analisada para suprir as necessidades de uso dessa água.

Para que finalidade posso usar a água da chuva?

De maneira geral, podemos dizer que a água da chuva possui boa qualidade, pois em seu ciclo hidrológico ela passa por um processo de “filtragem natural”. No entanto, ela ainda pode apresentar substâncias contaminantes que estão presentes na atmosfera e são assimilados à água durante o seu ciclo. Por conta disso, a água captada da chuva e armazenada na cisterna, sem que seja submetida a um tratamento, não é adequada para consumo humano.

Por outro lado, esse recurso hídrico pode ser muito bem empregado para outras diversas finalidades, como em tarefas domésticas que comumente utilizam grande quantidade de água. Alguns exemplos onde ela pode ser utilizada:

  • Limpeza de áreas comuns, carros e calçadas;
  • Irrigação de plantas e jardins;
  • Direcionamento da água da chuva para máquinas de lavagem de roupas;
  • Direcionamento da água da chuva para descargas de vasos sanitários;
  • Reserva para incêndios. 

Esse sistema de captação de água da chuva também pode ser muito proveitoso para estabelecimentos que utilizam grande quantidade de água, como por exemplo lavanderias e estabelecimentos de lavação automotiva.

Vamos falar de economia?

Você já parou para pensar na quantidade de água de boa qualidade e potável

que é desperdiçada no uso rotineiro da sua casa? Faça as contas:

  • Em uma única descarga pode-se desperdiçar 10L de água 
  • Em uma lavagem de carro com a torneira aberta, gasta-se em média 360L
  • 280L vão embora toda vez que lavamos uma calçada com a torneira aberta durante 15 minutos.

A necessidade de utilização de água nessas atividades domésticas pode facilmente ser atendida pela água pluvial (de chuva), trazer diversos benefícios para o meio ambiente e economia para seu bolso, como mostraremos a seguir.

Vantagens do projeto

  • Diminui os riscos de racionamentos e falta de água;
  • Contribui para a redução de enchentes, pois parte da precipitação vai para a cisterna, diminuindo o volume de água nas redes pluviais durante as chuvas; 
  • A implementação desse projeto em sua residência ou condomínio pode representar uma economia de até 50% nas contas de água;
  • Por ser um sistema que necessita de aparatos relativamente simples pode ser instalado em ambientes rurais ou urbanos;
  • Contribui para a conservação e autossuficiência de um recurso natural tão valioso, pois evita a utilização de água potável onde não é necessário.

Entre em contato com quem já tem experiência no assunto!

Atuamos no mercado há 28 anos e nesse tempo o sistema de captação da água da chuva se tornou uma especialidade na EJESAM! Desenvolvemos o projeto com o auxilio de profissionais qualificados, e oferecemos mentoria para outras Empresas Juniores para que comecem a desenvolver esse serviço também.

 

Por: Manuella Juttel – 06/09/2021

 

 

× Como podemos te ajudar?