O item para lavar louça mais comum nas pias da cozinha dos brasileiros é a esponja sintética.
Essas esponjas são feitas de um material chamado poliuretano, feito a partir do petróleo e demais substâncias químicas sintéticas. Esse tipo de plástico é de difícil reciclagem e o que acaba acontecendo é que, por falta de opção, o descarte de esponja de cozinha é feito no lixo comum, indo parar nos lixões e aterros e prejudicando o meio ambiente.
Mas como lavar a louça sem a nossa famosa esponja?
Ao invés das esponjas comuns, que tal usar buchas vegetais?
Por ser uma fruta, a bucha vegetal é mais sustentável do que as esponjas de poliuretano, pois diferente das esponjas comuns, se biodegrada facilmente e pode ser reciclada em casa por meio da compostagem seca.
A bucha vegetal é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira alta, pertencente ao gênero Luffa. Ela é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco e são usadas principalmente como esponja de banho, esponja de limpeza e até mesmo como palmilha.
Algumas razões para usar a bucha vegetal!
– Não risca azulejos, utensílios, móveis de vidro, madeira, panelas, talheres e inox em geral;
– Fortalece a agricultura familiar;
– Não gera resíduo, pois é biodegradável e compostável;
– Dura até 2 meses de uso contínuo em perfeito estado;
– Melhor custo benefício;
– Recomendada para usar na louça, roupa, a casa e a pele (efeito esfoliante).
Sabia que é possível cultivar sua bucha vegetal em casa?
Dicas de como cuidar da sua bucha vegetal:
Se você cultivá-la em sua casa, basta retirar a sua casca e sementes, deixar de molho na água morna por 30 minutos e deixar secar. Após isso, você estará pronto para utilizá-la!
Para limpar a bucha vegetal e prolongar a sua durabilidade, basta colocá-la de molho uma vez por semana em uma solução de cloro com água por 30 minutos, o que a deixa livre de bactérias e branquinha novamente.
Deixe-a sempre pendurada para secar entre um uso e outro.
Se mesmo depois dessas dicas vocês optar pela esponja sintética, procure encaminhá-las para a reciclagem, é só acessar https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite#how-it-works e procurar o ponto de coleta mais próximo.
Para mais informações acesse o site: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/saiba-como-produzir-sua-propria-bucha-vegetal/
A EJESAM agradece pela sua leitura e interesse! 🙂
No responses yet