O projeto de captação de água da chuva consiste em elaborar um sistema relativamente simples e econômico que viabilize a uma residência, condomínio ou prédio comercial armazenar a água proveniente das ocasionais chuvas. Água esta que pode ser utilizada para fins não-potáveis. Como previsto em lei, é possível utilizar a água para limpeza de áreas comuns, regar plantas e descargas sanitárias.

Nos dias de hoje, com a população humana crescendo em ritmo acelerado, duas pautas tem se tornado cada vez mais presentes: a preservação ambiental e a preocupação financeira. Desse modo, a população tem buscado medidas para economizar e aproveitar melhor seu dinheiro, além de colaborar com a sustentabilidade. Assim, o projeto de captação de água da chuva se enquadra perfeitamente nas demandas atuais. Dentre as vantagens de se ter um sistema de captação de água da chuva, podem ser destacadas a diminuição no consumo de água e, por consequência, a redução dos gastos financeiros com as tarifas relacionadas a ele, e também a diminuição do volume de água que chega às ruas pavimentadas, o que diminui as chances de enchentes e erosões em áreas urbanas

     O sistema de captação de água da chuva é composto por uma área impermeabilizada (o que permite a captação adequada), calhas e condutores verticais, filtro, reservatório de água da limpeza do telhado (água da primeira chuva), reservatório de armazenamento e tratamento de água cuja dimensão depende do índice pluviométrico da região, da área disponível para captação e da demanda do local.

     Com o projeto implantado, quando chover no local, a água que cair sobre a área impermeabilizada será, primeiramente, descartada de modo a eliminar quaisquer impurezas que possam estar presentes no telhado. Feito isso, o restante da água será filtrada, tratada e, por último, armazenada em um reservatório, de modo que fique à disposição para futuros usos. Em suma, a ideia é possibilitar ao local armazenar de maneira correta e legal a água proveniente das chuvas e utilizá-las para fins não-potáveis.

No projeto, é extremamente importante a participação de um profissional capacitado para compreender a demanda e oferta de água da chuva para realizar o projeto sem criar problemas futuros. Precisa de um projeto de captação de água da chuva? Entre em contato com a EJESAM!

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?