O objetivo principal em realizar o tratamento de efluentes é reduzir o impacto no meio ambiente gerado pelo ser humano.

Como contribuímos com isso?

Efluentes são resíduos gerados pela atividade humana, seja no banheiro ou área de serviço. Após o tratamento, essa água residuária deve ser destinada ao meio ambiente.

É possível despejar o efluente na natureza sem prejudicá-la? Sim!

O esgoto se não é tratado apresenta diversos agentes patogénicos, tóxicos e substâncias que podem gerar o crescimento de bactérias, fungos ou vírus. Assim, os sistemas de tratamento de esgoto são de grande importância para a saúde pública ao evitar riscos de contaminação e transmissão de doenças, além de proteger o meio ambiente no que se refere ao controle da poluição das águas.

O esgoto doméstico deve ser tratado antes de ser direcionado a natureza, já que com sua utilização, inevitavelmente, perde suas características naturais. As soluções encontradas para o tratamento se diferem em coletiva e individual.

O processo do tratamento de efluentes coletivo passa por diferentes níveis. Primeiramente ocorre a remoção de sólidos grosseiros e em suspensão; sedimentação, reduzindo a carga orgânica; remoção de sólidos e de matéria orgânica não sedimentável; geração do lodo e, por fim, a desinfecção, remoção total dos microorganismos patogénicos.

Porém, sabendo que nem mesmo 50% da população da capital catarinense têm acesso ao sistema coletivo de tratamento de esgoto, o sistema individual de tratamento de esgoto é essencial, com objetivo de extrair os poluentes predominantes existentes nas águas residuárias, ao regressar ao corpo d’água sem alterar sua qualidade. Define-se por um grupo de componentes que garantem a efetividade da coleta, transporte, tratamento e a disposição final do esgoto doméstico, contando com a caixa de gordura, caixas de inspeção, fossa, filtro, sumidouro/valas de infiltração.

Os benefícios do tratamento de efluentes são aproveitados não só na saúde do ser humano, como no equilíbrio e resiliência do meio ambiente. Prevenir para aproveitar!

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?