As construções sustentáveis vêm se popularizando no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela pela U.S Green Building Council (USGBC) em 2018, o país ocupa a 4ª posição dentre os países que mais desenvolvem construções sustentáveis.

O que são construções sustentáveis?

Elas empreendem três pilares: econômico, social e ambiental. Durante a construção, procura-se minimizar os impactos causados e a produção de resíduos, utilizando os recursos com eficiência, como água, energia e os materiais empregados. Também há uma preocupação com a qualidade de vida dos moradores e da comunidade.

Em vista de seu impacto ambiental, a construção sustentável envolve o projeto e o gerenciamento de estruturas construídas, seja na escala de edifícios, infraestrutura ou aglomerações urbanas; o desempenho dos materiais em todas as escalas e durante todo o ciclo de uso; e o uso de recursos de energia renovável, bem como suas tecnologias auxiliares na construção, operação e manutenção para reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa.

Em vista de seu impacto econômico, a construção sustentável envolve a transição de uma economia linear para uma circular de geração de energia renovável, reciclagem de materiais e resíduos, coleta e preservação de água, tecnologias transferíveis e adaptabilidade das estruturas às mudanças no uso; modelos de financiamento inovadores baseados em uma economia de meios que gera mais com menos; e o reinvestimento de retornos de volta ao domínio comum para benefício coletivo.

Em vista de seu impacto social, a construção sustentável envolve a aderência aos mais altos padrões éticos nas práticas comerciais e do setor em todas as fases do projeto; a promoção de ambientes de vida e trabalho socialmente viáveis, incluindo padrões de saúde e segurança ocupacional para forças de trabalho e usuários; e a democratização de todos os processos relacionados à produção e uso do ambiente construído como uma riqueza comum.

Exemplos de medidas nas construções sustentáveis:

Sistema de Captação da Água da Chuva

Gerenciamento de resíduos na construção 

Seleção de materiais de qualidade com comprovação de sustentabilidade

Compostagem

Como elas se relacionam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

A indústria da construção é o setor que mais consome recursos naturais e produz mais da metade dos resíduos sólidos gerados por toda atividade humana. Assim, as construções sustentáveis estão diretamente relacionadas com o Objetivo 11 da Organização das Nações Unidas (ONU): Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, assim como Água e saneamento para todos (OS 6); Energia acessível e limpa (ODS 7); Indústria, inovação e infraestrutura (DOS 9); e Consumo e produção responsáveis (ODS 12).

Por: Nicolli e Julia Lucion

REFERÊNCIAS:

BMComm (Brazil Media Communications). Empreendimento saudável e sustentável: caminhos para o futuro

Ministério do Meio Ambiente. Construção Sustentável

#

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?