Desde 1992, no dia 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade, essa data foi criada pela ONU com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da diversidade biológica e a sua preservação.

Segundo a WWF, biodiversidade é um tema que representa a variedade total de toda a vida na Terra, é o ingrediente mágico que permite ao mundo funcionar sem problemas. São milhares de habitats do mundo, milhões de espécies diferentes, bilhões de pessoas diferentes e trilhões de características diferentes de todos eles. Cada espécie tem uma função no ciclo da natureza. Cada uma delas ajuda a manter tudo em equilíbrio, inclusive nossa existência. 

Mesmo com a massiva urbanização da população e a diminuição do contato direto com a natureza, você sabe de que maneira a biodiversidade é tão influente em nosso desenvolvimento?

A biodiversidade do nosso planeta fornece de maneira gratuita tudo que precisamos para nos desenvolver. Nossos medicamentos provém de propriedades e substâncias presentes em plantas e animais; a decomposição feita pelos invertebrados fornece os nutrientes necessários para o cultivo de alimentos; a existência de muitas plantas se dá devido aos animais polinizadores, estando diretamente ligada a nossa alimentação e o ar que respiramos; as plantas são as grandes responsáveis captura de carbono e manutenção do clima, e não só no nosso quintal, mas de todo o planeta.

Em pronunciamento sobre a data, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, salientou a relação da pandemia que estamos presenciando com a degradação do meio ambiente: ‘A preservação e a gestão sustentável da biodiversidade são necessárias para mitigar as perturbações climáticas, garantir a segurança alimentar e de água e até mesmo prevenir pandemias. A COVID-19 que emanou da natureza, mostrou como a saúde humana está intimamente ligada com a relação que temos com o meio ambiente, a medida que invadimos a natureza e esgotamos habitats vitais, um número crescente de espécies está em risco, incluindo a Humanidade e o futuro que queremos”.

Mas e como estamos cuidando da nossa biodiversidade? 

Segundo relatório da Plataforma Intergovernamental Político-Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), coordenada pelas Nações Unidas, está prevista uma sexta extinção em massa, com cerca de 500 mil animais e plantas extintos nas próximas décadas em todo o mundo.

No Brasil, 2.113 espécies da flora e 1.173 espécies da fauna já estão ameaçadas de extinção de acordo com o “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”* (2018). 

Lembrou ainda que, no momento em muitos países se recuperam da crise atual, é necessário trabalho conjunto para preservar a biodiversidade e, assim, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 15 diz: “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.

“É assim que protegeremos a saúde e o bem-estar das próximas gerações”, concluiu Guterres em seu pronunciamento.

Fonte: 

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

WWF-Brasil
ONU News

#

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?