Com a crescente demanda por preservação de recursos naturais, a conscientização ambiental tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia da população. Estudos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostraram que 61% dos brasileiros mudariam o modo que vivem para o benefício do meio ambiente e 70% deles pagariam a mais por produtos que causam menos impactos no meio ambiente. Esse contexto então abre espaço para uma nova oportunidade de negócios: o Empreendedorismo Sustentável

A Sustentabilidade nas empresas envolve um meio encontrado para aliar lucratividade com sustentabilidade. Desse modo, esse sistema tem como objetivo buscar impactos econômicos, sociais e ambientais, trazendo tanto qualidade de vida aos seus colaboradores, quanto à população em geral.

MAS COMO ISSO PODE TRAZER RESULTADO PARA A EMPRESA?

De acordo com um artigo publicado pelo Sebrae, a sustentabilidade social pode ser um meio para a redução de custos de produção e do valor final de produtos, além de se tornar uma ferramenta para fortalecer a marca da empresa.

DESAFIO

Segundo a Pesquisa de Sustentabilidade realizada pelo Sebrae, 18,3% dos empresários acreditam que a falta de informações sobre sustentabilidade é a principal barreira para adotar ações sustentáveis na empresa. Em seguida estão a dificuldade em encontrar parceiros para cooperação (16,6%) e o preço a pagar para adotar ações (11,2%).

PRIMEIROS PASSOS

Comece pela cultura da sua empresa: promova um sistema colaborativo, onde todos têm a oportunidade de apresentar suas ideias e inovações. Inovação é maior princípio que envolve a sustentabilidade e começar com seus membros é uma boa forma de obter resultados.

Outra forma de aplicar um empreendimento sustentável é interagir com seu cliente, afinal, o propósito de aplicar esse tipo de negócio vem da demanda do consumidor, certo? Por exemplo, através de uma pesquisa rápida ou análise você consegue saber qual produto é mais comercializado e de que forma é possível oferece-lo diminuindo seus impactos, cortando as opções menos lucrativas e que está afetando o meio ambiente.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira o Manual sobre Primeiros Passos para a Sustentabilidade nos Negócios, desenvolvido pelo Sebrae!

Para mais informações, entre em contato conosco! A EJESAM oferece serviços de consultoria personalizados para o seu estabelecimento!

#

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?