Arriscamos dizer que só existe uma coisa melhor que um evento: um evento sustentável. Além de proporcionar a confraternização e conteúdo para quem participa, um evento sustentável gera impacto positivo no mundo. Na realização de um evento, geralmente estão envolvidos uma grande variedade de pessoas, que quando não orientados causam impacto sobre o próprio evento, o meio ambiente e a economia em vários níveis, incluindo consumo de água, geração de resíduos sólidos, consumo de energia e efeitos sobre a biodiversidade.

          Um evento sustentável não precisa ser um evento sobre sustentabilidade, mas onde a sustentabilidade é empregada desde seu início, em cada etapa do processo, até o final, de forma que o impacto ambiental seja o menor possível. Ele gira em torno de três pilares: a educação ambiental, os resíduos e a compensação de gases

          Educação Ambiental: A equipe de limpeza e os os colaboradores que executarão o evento entenderão quais resíduos são produzidos e a maneira adequada de descarte

          Resíduos: Realiza-se a correta destinação dos resíduos que, mesmo após substituições inteligentes e sustentáveis, tenham sido gerados durante o evento.

          Compensação de gases: após os cálculos de Pegada de Carbono tendo como base emissões vindas da energia elétrica, resíduos, meio de transportes, é realizado o plantio de mudas para compensar os gases de efeito estufa produzidos durante o evento.

          Ter um evento sustentável trás diversas vantagens:

  • Diminuição de custos associada, por exemplo, à redução dos consumos de água e energia;
  • Reforço da marca, resultando num alinhamento mais efetivo com os valores da sustentabilidade;
  • Dinamização e desenvolvimento da economia local;
  • Promoção da empregabilidade junto da população local;
  • Melhoria da qualidade de vida da população local;
  • Maior conservação dos recursos naturais;
  • Redução das emissões de gases do efeito estufa;
  • Redução e encaminhamento adequado dos resíduos.

          Alguns aspectos podem ser levados em consideração na hora de se realizar um evento, contribuindo para que o mesmo seja sustentável. Dentre estes aspectos podemos citar: água, bem-estar, desenvolvimento local, energia e clima, qualidade do ar, resíduos, uso do solo. Além de propostas específicas para estas categorias citadas, é importante que a organização do evento envolva todas as partes interessadas no processo, como fornecedores e colaboradores. Assim, promove e reforça o compromisso relativamente aos objetivos da sustentabilidade do evento.

          Gostaria de tornar o seu evento sustentável? Entre em contato com a EJESAM!

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?