O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Os ODS foram anunciados pela Organização das Nações Unidas, em 2015, com 169 metas associadas para que todos em todas as partes, criem juntos um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, nos dedicando coletivamente à busca do desenvolvimento global e da cooperação vantajosa para todos, até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. São eles:

E como a EJESAM entra nessa história? 

A princípio, os objetivos de desenvolvimento sustentável estão enraizados dentro da nossa empresa, por atuarmos na área da Engenharia Sanitária e Ambiental. Mas, a cultura da  EJESAM também prioriza a entrega de projetos que tragam soluções que impactam de fato a sociedade. Em consequência disso, cada um de nossos projetos se encaixa em algum dos ODS. 

ODS 4. “Educação de qualidade:  assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”

Este objetivo visa, por exemplo, garantir conhecimentos e habilidades de desenvolvimento sustentável por meio da educação e estilo de vida sustentáveis. Condizente com o projeto da EJESAM de Educação Ambiental.

ODS 6. “Água potável e Saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.”

Tem como intuito, alcançar o acesso universal à água potável, saneamento e higiene adequados; melhorar a qualidade da água; assegurar retiradas sustentáveis reduzir o número de pessoas que sofrem com a escassez de água; implementar a gestão integrada dos recursos hídricos. Se encaixando com algum de nossos projetos como: Tratamento de efluentes; adequação a rede de esgoto; teste de percolação; projetos hidrossanitários e captação de água da chuva.

ODS 11. “Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”

Alguns das metas abrangidas são: aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais. Tais quais são promovidas pelo projeto do  Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

ODS 12. “Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.”

Exemplos de medidas adotadas são: alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; reduzir o desperdício de alimentos; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos resíduos; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; incentivar as empresas a adotarem práticas sustentáveis. Assim, os projetos de Educação Ambiental, PGRS e Eventos Sustentáveis, se encaixam nessas metas.

Autora: Isabelle França

REFERÊNCIAS

Agenda 2030 das Nações Unidas https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf

#

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?