
O projeto hidrossanitário constitui no dimensionamento, distribuição e desenho detalhado das instalações hidráulicas para a água fria, água quente, esgoto e água pluvial ao longo da edificação para garantir o bom funcionamento do sistema hidráulico e sanitário. Ele mapeia o sistema hidráulico, levando em consideração pontos de entrada e saída de água e esgoto, e a interligação entre os encanamentos.
Ele é essencial para que a água que vem tratada da concessionária chegue até as peças de utilização, como chuveiro, torneira, etc. Além de garantir que os dejetos eliminados pelos ralos e vasos sanitários cheguem até a tubulação de esgoto da rua para que possam ser tratados.
Como seu resultado não é aparente (tubulações), sua necessidade é subestimada e, devido ao valor da contratação de um projeto, na maioria das residências quem acaba fazendo essas instalações é alguém que tem experiência prática, mas não técnica e que fará a mesma coisa em todos os lugares, sem se preocupar com a individualidade de cada local.
É um projeto no qual os resultados aparecem a longo prazo, evidenciando a relação custo-benefício.
- Reduz o desperdício de materiais;
- Reduz o custo total da obra em quase 20%;
- Evita vazamentos, furos em tubos e conexões;
- Evita retorno de gases fétidos (mau cheiro);
- Evita baixa pressão de água;
- Facilita reparos e manutenções futuras, já que existe uma planta/projeto com todas as informações e localizações de tubulações necessárias.
Precisa de um projeto hidrossanitário? Entre em contato com a EJESAM!