A questão do Impacto que um evento gera tem se tornado cada vez mais discutido e questionado no mercado. A maior parte dos eventos e atividades internas, causam um impacto negativo, pois à medida que o fluxo de pessoas aumenta no local, maior é a dificuldade de controlar a quantidade de resíduos gerada durante o evento.

A crescente preocupação com a preservação da natureza está presente em todas as áreas de nossas vidas, e com a organização de eventos não poderia ser diferente. Aproveitar melhor os seus recursos, multiplicar atitudes sustentáveis e reduzir custos na produção são só algumas das vantagens de organizar eventos sustentáveis.

Atualmente, reduzir esses danos ambientais é um dos requisitos para um evento bem-sucedido e em dia com o planeta. Por isso, os eventos sustentáveis são uma tendência cada vez mais necessária em todo o mundo.

Por que isso é vantajoso para a empresa além da preocupação com o meio ambiente?

Para que você entenda os principais benefícios da implementação e certificação de um sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos, você precisa entender o que é a ISO 20121.

A norma ISO 20121 foi desenvolvida com o objetivo de apoiar os organizadores de eventos de todos os tipos na integração da sustentabilidade nas suas atividades.

A ISO 20121 fornece uma estrutura para identificar, reduzir e eliminar os impactos potencialmente negativos de eventos, nas esferas ambiental, social e econômica.

É aplicada a todos organizadores, gestores de eventos, construtores de stands e operadores logísticos.

Mas como acontece na prática?

Na realização de um evento, geralmente estão envolvidos uma grande variedade de pessoas e empresas, entre fornecedores, organizadores e participantes, entes que quando não orientados causam impacto sobre o ambiente e a economia em vários níveis, incluindo geração de resíduos sólidos, consumo de energia excessivo e emissão de gases.

Dessa forma, o desafio da EJESAM é trabalhar de maneira dedicada e individualizada com cada uma das partes interessadas na realização do gerenciamento de resíduos sólidos, isto é, organizadores, fornecedores de alimentos, prestadores de serviços (equipes de limpeza e montagem), e visitantes em geral. Além, é claro, de elaborar um plano completo de ações socioambientais que se enquadre perfeitamente no perfil do cliente, para que assim a sustentabilidade esteja inserida no evento.

Autor: Rafaela Gonçalves- Assessora de Marketing

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