O teste de corantes é uma técnica que utiliza corante alimentício – para não causar nenhuma danificação das tubulações –  para inspecionar as tubulações hidrossanitárias, verificando a existência de quebras ou outros problemas com a tubulação. O teste é realizado em pontos estratégicos, como pias de cozinha, pias de banheiro, vaso sanitário, calhas, etc, e após o teste é elaborado o laudo técnico com base nas leis e normas vigentes, verificando se há alguma irregularidade e propondo soluções. 

          O teste é extremamente importante para analisar se os efluentes da instalação estão indo ao local correto, como também se possui caixa de gordura ou até se os dejetos estão misturados, adequando-se à norma vigente da região e entendendo o problema para propor soluções.

          Para realizar o projeto, lança-se a solução de corante alimentício nas pias e analisa-se as caixas nas quais o efluente será inspecionado. Assim, entende-se quais são as caixas que recebem cada solução, e, se possível, anota-se todas as caixas que a solução percorre até chegar na estação coletora. Se alguma irregularidade for encontrada, é proposto uma solução.

          O laudo contém o trajeto que o corante percorre até chegar a caixa da estação coletora (se o local for ligado à rede) ou até a caixa sumidoura. Caso tenha algo que não esteja de acordo com a ABNT NBR 8160 (1999) – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário Projeto e Execução, é necessário propor mudanças para adequação. O laudo conta com a assinatura do cliente nas ART’s, sendo uma via para o cliente e outra para o engenheiro orientador.

          Não tem seu efluente conectado à rede de esgoto? Isso pode ser um problema. Entre em contato com a EJESAM!

×

Olá!

Estamos aqui para qualquer dúvida, sugestão e/ou orçamento.

× Como podemos te ajudar?