
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico com valor jurídico e ambiental, que explicita a capacidade de um empreendimento de gerir corretamente seus resíduos. Nele há a identificação dos resíduos quanto à sua classificação e quantidade, bem como as recomendações necessárias para seu manejo correto. Também inclui a descrição de ações viáveis e assertivas em todo o processo de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação ou disposição final dos resíduos sólidos.
Dentre as vantagens de se ter um PGRS pode-se citar:
– Adequação às leis que dispõem sobre resíduos sólidos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10
– Redução de custos
– Ambiente mais limpo e organizado
– Melhoria da visibilidade da empresa possibilitando o marketing verde.
Em relação aos procedimentos de elaboração do projeto, inicialmente é feito o levantamento quantitativo e qualitativo dos resíduos gerados, após isso é feito o diagnóstico sobre os problemas que o estabelecimento enfrenta para poder propor uma solução personalizada para cada situação. Identificada as problemáticas é disposta a definição dos procedimentos operacionais relativos ao gerenciamento de resíduos sólidos de acordo com cada ambiente de trabalho ou convivência, elaborando ações de logística e alocação de contentores. São descritas no projeto também ações preventivas e corretivas para reduzir o risco de acidentes com os resíduos, além de materiais educativos para funcionários/condôminos de modo que o PGRS seja efetivo e eficiente de fato.
Você sabia que Florianópolis será a primeira capital lixo zero do país? Está cansado de se incomodar com o lixo descartado de maneira incorreta, e quer seguir as leis vigentes e ficar com a consciência leve de quando se ajuda o meio ambiente? Então este projeto foi feito para você! Entre em contato com a EJESAM!